O que você sabe sobre a artrite psoriásica? Essa doença é uma espécie de artrite que agride as articulações de quase 20% das pessoas com psoríase. A psoríase, por sua vez, é uma doença que causa descamação e vermelhidão na pele (especialmente no couro cabeludo, nos joelhos e nos cotovelos).
Neste artigo, separamos 4 fatos que você precisa saber sobre a artrite psoriásica. Vamos passar por estes tópicos:
Sintomas da artrite psoriásica
Fatores de risco para desenvolvimento de artrite psoriásica
Diagnóstico de artrite psoriásica
Tratamento para artrite psoriásica
Conclusão
Boa leitura!
Sintomas da artrite psoriásica
Os sintomas da artrite psoriásica variam de acordo com o grau de gravidade da doença. Geralmente, qualquer pessoa com a doença apresenta inchaço, dor e aquecimento das articulações ao toque, o que pode acometer uma ou várias articulações, em ambos os lados do corpo.
De forma geral, os pacientes podem ter os seguintes sintomas:
Tendões e ligamentos inflamados. Os tendões ou ligamentos podem sofrer um processo de inflamação, conhecido pelo nome de Entesite, que ocorre na junção com os ossos. Os dois locais mais comuns para a ocorrência desse processo são a sola do pé (fascite plantar) e na região do tendão de Aquiles (tendinite de Aquiles).
Inchaço nos dedos dos pés e das mãos. Além de atingir as articulações, a inflamação também pode se espalhar para os tecidos em volta. Esse processo geralmente ocorre nos pés e nas mãos, deixando as juntas e as pontas dos dedos inchadas.
Alterações nas unhas. A pessoa que tem artrite psoriásica também pode apresentar depressões, hemorragias abaixo da unha, espessamento da unha e até mesmo onicólise (destruição completa da unha).
Dor na região lombar. Outro efeito da artrite psoriásica é a espondilite na região lombar, que causa principalmente inflamação das articulações entre vértebras da coluna.
Todos esses sintomas podem aparecer em outras doenças, mas, especialmente na artrite psoríase, eles tendem a aparecer juntos, principalmente a longo prazo, quando a doença não é tratada.
Além disso, já que a artrite psoriásica é uma doença crônica, os sintomas podem ter fases de intensidade maior e menor, conhecidas como surtos e remissões, respectivamente. A medicação adequada pode atenuar esses sintomas.
Fatores de risco para desenvolvimento de artrite psoriásica
A artrite psoriásica é causada por um desequilíbrio que faz o sistema imunológico atacar o próprio organismo, tratando-o feito uma ameaça. Por isso, a artrite psoriásica é considerada uma doença autoimune.
O desenvolvimento desse desequilíbrio pode ser facilitado graças a uma série de fatores, além da existência prévia da psoríase. Alguns desses fatores são:
Histórico familiar: quem possui casos de artrite psoríase na família tem maiores chances de desenvolver a doença.
Idade: o principal intervalo de idade em que a doença surge é entre os 30 e os 50 anos, independentemente do sexo da pessoa.
Etnia: a artrite psoríase é mais comum em pessoas de origem branca.
Outras doenças: em pessoas com artrite psoríase, encontra-se maior frequência de casos de diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão arterial e alteração nos lipídios, especialmente triglicérides e colesterol.
Diagnóstico de artrite psoriásica
O diagnóstico da artrite psoriásica funciona com o descarte das possibilidades. Como a inflamação das articulações em uma pessoa com psoríase não significa, necessariamente, que há uma artrite psoriásica, é preciso investigar outras doenças, principalmente porque não há uma condição que entregue a presença da artrite psoriásica. A artrite reumatóide, por exemplo, pode ser diagnosticada com exames de sangue.
Portanto, o diagnóstico correto (feito por um reumatologista) deve ser feito partindo da avaliação dos sinais e sintomas que o paciente apresenta. Nisso, descarta-se uma série de possibilidades. Depois, a partir da realização de exames, outras doenças vão sendo consideradas e descartadas, até que se chegue a uma conclusão com grandes probabilidades de acerto.
Tratamento para artrite psoriásica
Ainda não foi descoberta a cura da artrite psoriásica, mas já existem formas de controlá-la e aliviar os sintomas. Com o tratamento correto, a pessoa com artrite psoriásica pode ter uma vida normal.
Para tratar a doença, a principal frente é o uso de medicamentos, tais como:
Medicamentos modificadores do curso da doença biológicos (MMCDbio): esses medicamentos têm a função de impedir que o sistema imunológico seja ativado por meio de substâncias específicas do sangue, impedindo o processo de ataque que inicia as crises de artrite psoríase. Geralmente, esses medicamentos são usados quando os MMCDs (veremos abaixo) não conseguem agir com eficácia.
Corticóides: os corticóides têm como principal objetivo diminuir a dor e o inchaço das articulações, porém, em excesso podem causar outras complicações. Por isso, o tratamento integrativo, que envolve medicamentos e novos hábitos, é o com mais chances de ter sucesso. Mais abaixo falaremos mais sobre esse assunto.
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): essas medicações auxiliam no alívio de sintomas como dor e inchaço, graças à diminuição das inflamações nas articulações.
Medicamentos modificadores do curso da doença sintéticos alvo específico (MMCDsae): aliviam dor e lesão nas articulações por meio da diminuição da ação de substâncias inflamatórias no sistema imunológico. Também são usados quando os MMCDs não cumprem seu papel de forma eficaz.
Medicamentos modificadores do curso da doença sintéticos (MMCDs): geralmente, esses medicamentos são a primeira opção de combate à artrite psoriásica, pois bloqueiam os efeitos das substâncias químicas liberadas quando o sistema imunológico ataca as articulações. Assim, eles diminuem os sintomas e dificultam o avanço da doença.
Além do uso de medicamentos, a mudança de hábitos também pode ajudar a aliviar os sintomas. Alguns desses hábitos são:
Ter uma alimentação rica em nutrientes e saudável
Não fumar
Fazer exercícios físicos com frequência, de preferência com um profissional habilitado
Fazer terapia, ter momentos para desestressar, relaxar etc.
Conclusão
A artrite psoriásica é uma doença autoimune sem cura, mas que, com o tratamento correto, pode devolver ao paciente a qualidade de vida e o bem-estar. Para tanto, é preciso recorrer a um bom médico, com experiência na área.
Espero que você tenha gostado do artigo. Fico à disposição para eventuais dúvidas e atendimentos!