A psoríase é uma doença de pele de causa desconhecida que provoca manchas ou placas avermelhadas e descamativas na pele, que podem surgir em qualquer local do corpo, mas são mais frequentes nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.
Os sintomas de psoríase costumam aparecer durante períodos de enfraquecimento do sistema imunológico, como acontece durante episódios de estresse ou gripes, por exemplo. No entanto, muitas vezes, eles vão embora sem que haja necessidade de tratamento.
A alimentação ajuda no controle da psoríase, diminuindo a frequência com que as crises aparecem e a gravidade das lesões. Pensando nisso, trouxe algumas indicações sobre o que comer e o que evitar caso você esteja sofrendo com a condição. Acompanhe!
Este artigo está dividido nos seguintes tópico:
Dieta mediterrânea ajuda no controle dos sintomas
Poder anti-inflamatório do Ômega 3
Frutas e legumes não podem faltar
Cereais integrais
Alimentos que devem ser evitados
Dieta mediterrânea ajuda no controle dos sintomas
Após alguns estudos com psoriáticos foi concluído que os que consumiam alimentos provenientes da dieta mediterrânea, como o azeite de oliva e leguminosas, apresentaram melhora significativa nos sintomas durante o tratamento. A dieta mediterrânea é conhecida por garantir a longevidade aos seus adeptos, além do controle da diabetes e de doenças cardíacas.
Ômega 3: poder anti-inflamatório reduz o problema dermatológico
Esse ácido graxo tem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem as manchas da pele e diminuem a disseminação das lesões, e pode ser encontrado em peixes, como o salmão, o atum e a sardinha, e também em oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e castanhas. Sementes de chia e linhaça, ricos em fibras, também podem auxiliar no tratamento.
Frutas e legumes não podem faltar
Uma alimentação saudável depende de frutas e legumes na dieta e isso não é à toa. Com relação à psoríase, esses alimentos contêm grande quantidade de antioxidantes, que além de fazerem bem para a pele, melhoram a resposta do sistema imunológico, evitando o surgimento de lesões. Por isso, devem ser consumidos em abundância. Boas opções para incluir na dieta são a cenoura, o tomate e a uva.
Cereais Integrais
Estes alimentos são considerados carboidratos de baixo índice glicêmico, além de também serem fontes de fibras, vitaminas e minerais. Os alimentos de baixo índice glicêmico podem diminuir o quadro inflamatório e, consequentemente, os sintomas da psoríase.
Exemplos: pães integrais, massa integral ou à base de ovo, arroz integral ou parboilizado, milho, aveia.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que estimulam inflamações no corpo. Veja quais são eles:
- Carne vermelha e pimenta devem passar longe do psoriático: alimentos como carne vermelha, os muito condimentados e apimentados devem ser evitados por quem tem psoríase. Eles contêm substâncias que potencializam as inflamações da pele e podem piorar as crises. Também aumentam a coceira, que é um grande incômodo que a doença causa.
- Açúcar e farinha branca: doces, pães brancos e biscoitos são considerados carboidratos de alto índice glicêmico e, quanto maior o índice glicêmico da dieta, maior o risco de desenvolver doenças inflamatórias, como é o caso da psoríase.
- Alimentos embutidos e processados: deve-se evitar alimentos com muitos aditivos, industrializados e embutidos como, por exemplo, presunto, salsichas, salames, entre outros. Pois isto mantém o organismo livre de toxinas, o que pode refletir numa pele mais saudável e com menos lesões.
Além disso, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois podem aumentar a coceira e dificultar a correta absorção dos medicamentos prescritos pelo médico para o tratamento.
É importante sempre lembrar que quem tem psoríase deve ingerir grande quantidade de água e líquidos, se possível 2 litros ou mais por dia.
Por fim, gostaria de salientar que para para melhorar a aparência das lesões, além de manter uma alimentação saudável e mais natural, é necessário usar produtos tópicos adequados para a psoríase, como cremes, pomadas, xampus, sabonetes formulados especialmente para a condição mais sensível da pele.
Se você quiser conhecer algumas opções de tratamento para psoríase, entender os sintomas mais frequentes e as formas de controlar a irritação na pele, entre em contato comigo e marque uma consulta!