Psoríase melhora com o sol? Entenda como a exposição solar age na doença de pele.

Psoríase melhora com o sol? Entenda como a exposição solar age na doença de pele.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que atinge 5 milhões de pessoas no Brasil. Ela se manifesta por meio de manchas e descamações da pele em qualquer parte do corpo, principalmente em regiões como couro cabeludo, unhas, mãos, pés, cotovelos e joelhos.  Mas como podemos tratar essa doença de pele? Muitos pacientes com psoríase dizem que a doença melhora com a exposição solar: será que isso é verdade? 

 

Para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, preparei este artigo para você entender como a exposição solar age na doença de pele.

 

O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:

Afinal, a psoríase melhora com o sol?
Horário apropriado e cuidados para tratar a psoríase com a exposição solar
Outros tratamentos para a Psoríase


Afinal, a psoríase melhora com o sol?


Sim, pesquisas têm demonstrado que os raios solares podem ajudar a controlar a psoríase, graças ao efeito anti-inflamatório e imunomodulador da radiação solar. Mas, essa exposição deve ser feita de maneira controlada. Passar muito tempo em contato com os raios UV pode ser prejudicial pelos efeitos do sol no envelhecimento da pele e pelo aumento do risco de câncer de pele. Além disso, em casos de queimaduras solares pode-se desencadear novas lesões, evento descrito como ‘Fenômeno de Koebner’ - que é o desencadeamento de lesões de psoríase por traumas, como machucados, queimaduras ou agressões à pele em geral, muito comum em pacientes com doenças inflamatórias como a psoríase.

 

Horário apropriado e cuidados para tratar a psoríase com a exposição solar


Apesar de benéfico para a saúde, a exposição solar deve ser feita com alguns cuidados: 

Use protetor solar
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h
Use chapéu
Proteja os olhos com óculos escuros 
Não esqueça o protetor labial
Hidrate-se bem, bebendo bastante água e líquidos
Não se esqueça de usar um hidratante depois do sol
 

É importante prestar atenção também no tempo de exposição ao sol. Alguns pacientes não podem ficar mais do que 10 minutos, enquanto outros podem permanecer expostos por até 40 minutos. Na dúvida, procure a orientação de um médico.

 


Outros tratamentos para a Psoríase


Apesar de não haver cura para a psoríase, existem outros tratamentos além da exposição solar que ajudam a aliviar os incômodos causados pela doença, como medicamentos tópicos (cremes e pomadas), de via oral e injetáveis. Nesse sentido, a fototerapia tem ganhado bastante destaque nos esforços para controlar a psoríase. Nela, doses controladas de raios UVA ou UVB artificiais podem melhorar os sintomas da psoríase. Vermelhidão na pele, coceiras e pele desidratada podem surgir como efeitos colaterais.


Por fim, gostaria de concluir lembrando que a psoríase não é uma doença contagiosa, e que devemos sempre prestar muita atenção ao nosso próprio corpo. E se, eventualmente, você notar sintomas ou o avanço da psoríase, procure uma dermatologista para manter um acompanhamento médico durante o tratamento da doença, o que pode melhorar sua qualidade de vida e evitar que ela continue a se manifestar. Conte comigo para isso!


Fonte: Psoríase melhora com a exposição ao sol? - Pfizer. 


Psoríase melhora com o sol? Entenda como a exposição solar age na doença de pele - Dermaclub - 28 de Julho de 2021

Gostou? Compartilhe esta publicação:

Agende sua consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais